Pesquisar
Close this search box.

Virado à Paulista: Sabor bem brasileiro!

O Virado à paulista é também conhecido como ‘tutu de feijão’ ou ‘virado de feijão’, em outras regiões do Brasil. A culinária do Estado de São Paulo é rica e diversificada, e assim reflete a mistura de culturas que compõem a população paulista. Além do Virado à Paulista, pratos como a Pizza Paulista, a coxinha, o “Bauru” e a Torta de Palmito são ícones da gastronomia local. São Paulo também é conhecido por seus famosos bares e restaurantes, oferecendo desde comida de rua até alta gastronomia. A diversidade de ingredientes e a influência de diferentes imigrantes contribuíram para moldar a culinária paulista em uma mistura única de sabores, cores e tradições.

Desta forma, o famoso, delicioso e hiper nutritivo “Virado à Paulista” é um prato tradicional da culinária paulista e consiste em uma mistura de arroz, feijão, carne de porco, couve, banana à milanesa, ovo e torresmo. Vamos à receita!

Virado à Paulista

Ingredientes:

2 xícaras de feijão cozido
2 xícaras de arroz cozido
300g de linguiça calabresa fatiada
200g de carne de porco (como lombo ou costelinha)
2 bananas nanicas maduras
4 ovos
1 maço de couve fatiada finamente
200g de torresmo
Alho a gosto
Sal a gosto
Óleo para fritar


Modo de Preparo:

Em uma panela, frite a linguiça calabresa até que esteja dourada. Reserve. Na mesma panela, frite a carne de porco até que esteja bem dourada e então separe.
Em outra panela, aqueça um pouco de óleo e frite as bananas até que fiquem douradas e crocantes. Na mesma panela, frite os ovos até que as gemas estejam cozidas. Em seguida, aqueça um pouco de óleo e refogue o alho até dourar. Adicione a couve e refogue rapidamente até que esteja cozida mas ainda crocante. Reserve.
Logo depois, frite o torresmo até que esteja crocante.
Finalmente, em um prato monte o “virado” colocando o arroz, o feijão, a linguiça, a carne de porco, a banana, os ovos, a couve e o torresmo lado a lado.
Sirva quente.

Se você gosta de pratos tão nutritivos quanto este, experimente o Barreado, delícia do Paraná.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.