“Orgulho e Preconceito” é um filme britânico-americano de 2005, dirigido por Joe Wright e baseado no livro homônimo de Jane Austen. A história acontece na virada do século XIX, na Inglaterra rural.
A família Bennet
A família Bennet, que consiste nos Srs. e Sra. Bennet e suas cinco filhas – Jane, Elizabeth (Lizzy), Mary, Catherine (Kitty) e Lydia – vivem em relativa independência financeira em sua fazenda, Longbourn.
Longbourn está destinada a ser herdada pelo primo do Sr. Bennet. O Sr. Collins. E a Sra. Bennet está ansiosa para que suas cinco filhas se casem antes da morte do Sr. Bennet. No entanto, Elizabeth, a personagem principal, está decidida a não se casar, a menos que seja compelida por um amor verdadeiro. E quem seria este ‘amor verdadeiro’?
“Orgulho e Preconceito” lançado em 16 de setembro de 2005 no Reino Unido, em 11 de novembro de 2005 nos Estados Unidos e em 10 de fevereiro de 2006 no Brasil.
O famoso, encantador e até mesmo, divertido, romance de Jane Austen vem fazendo fãs, não só através do livro mas de suas adaptações ao cinema, teatro e TV, por muitos anos. O filme de 2005, entretanto, foi um marco na história da obra.
Dirigido por Joe Wright e produzido por Tim Bevan, Eric Fellner e Paul Webster. O roteiro adaptado por Deborah Moggach do romance homônimo de Jane Austen. O elenco inclui Keira Knightley como Elizabeth Bennet e Matthew Macfadyen como Mr. Darcy. Outros membros do elenco incluem Brenda Blethyn como Mrs. Bennet, Donald Sutherland como Mr. Bennet, Rosamund Pike como Jane Bennet e Judi Dench como Lady Catherine de Bourgh.
Do livro de Jane Austen
Foi um filme aclamado pela crítica e pelo público. A fotografia elogiada pelos críticos por sua beleza e atmosfera. Os diálogos são considerados fiéis ao livro de Jane Austen. A crítica também elogiou o roteiro por sua fidelidade ao romance original e por sua habilidade em adaptar a história para a telona. O figurino do filme elogiado por sua precisão histórica e beleza, bem como o cenário, filmado em várias locações na Inglaterra, lugares de belíssimas paisagens.
O filme indicado a quatro Oscars em 2006, incluindo Melhor Atriz (Keira Knightley), Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora Original. Embora não tenha ganhado nenhum Oscar, o filme ganhou vários outros prêmios, incluindo o Prêmio Alexander Korda de Melhor Filme Britânico no BAFTA Awards.
Você também pode gostar:
- Conto: “A Coisa na Soleira da Porta” de H. P. Lovecraft
- As 9 Teorias de Conspiração mais Famosas e Bizarras
- Salada Salpicão de Frango – Delícia para qualquer ocasião!
- Aves de Mau-Agouro: Mito ou Realidade?
- Alan Dean Foster: Alien, o oitavo passageiro