H. P. Lovecraft foi um escritor de ficção científica e horror do século XX, conhecido por suas histórias sobrenaturais e pelo seu mundo fictício de Deuses Antigos e monstros sobrenaturais. Aliás Seu conto “Nas Montanhas da Loucura” é sua obra prima.
O conto conta a história de uma expedição à Antártida, todavia liderada por um cientista que tenta descobrir o que aconteceu com uma equipe de cientistas desaparecidos anos antes na região.
A medida que avançam para o interior das montanhas, a equipe encontra indícios de uma civilização antiga e sinistra, então começa a ser ameaçada por monstros sobrenaturais e Deuses Antigos.
H. P. Lovecraft escreveu “Nas Montanhas da Loucura” é parte de seu ciclo de histórias sobre os Deuses Antigos. Sua obra influenciada pelos escritores: Edgar Allan Poe e Lord Dunsany. Além disso tem adaptação para várias mídias, quadrinhos, jogos de videogame e filmes.
INSPIRAÇÃO PARA OUTRAS OBRAS
O livro “Nas Montanhas da Loucura” foi adaptado para várias mídias, incluindo filmes e jogos. Alguns exemplos são:
Filmes:
“The Thing” (1982) – um filme de terror e ficção científica dirigido por John Carpenter, baseado em uma adaptação do conto de Lovecraft.
HQ:
“At the Mountains of Madness” – Uma adaptação do conto para HQ, de autoria de Ian Nj Culbard, com 128 páginas.
Séries:
“Lovecraft Country” (2020) é uma série de televisão baseada no romance homônimo de Matt Ruff. A série explora temas do universo de Lovecraft, ou seja, incluindo elementos do conto “Nas montanhas da loucura”.
“Eternal Darkness: Sanity’s Requiem” (2002) é um jogo de terror psicológico, inspirado em um conto de Lovecraft, incluindo “Nas montanhas da loucura” .
“Call of Cthulhu: Dark Corners of the Earth” (2005) é um jogo de tiro em primeira pessoa baseado no universo de Lovecraft e inclui elementos do conto.
O QUE HÁ NAS MONTANHAS?
O conto tem sua base temática na mitologia lovecraftiana, ou seja, nos deuses antigos ou no horror cósmico — frases muito citadas em toda a obra de H. P. Lovecraft. É um conto interessante, embora a escrita/estilo de Lovecraft seja repleta de adjetivos e descrições minuciosas, levando o leitor a penetrar no “horror inominável” das montanhas quase antevendo o final. Não muito diferente dos seus outros contos, é uma narrativa instigante e quem é fã de contos de terror, certamente não irá parar na metade. 😉