Pesquisar
Close this search box.

Fadas no Folclore Celta

Fadas ou Seres Feéricos

Vamos falar de mitos e folclore? Quem nunca ficou encantado ao ler um ‘conto de fadas’? No folclore celta, os seres feéricos, também conhecidos como fadas, desempenham um papel central na mitologia e nas lendas. Esses seres são frequentemente retratados como entidades sobrenaturais com poderes mágicos, vivendo em um mundo paralelo ao dos humanos. Existem diversos tipos de fadas no folclore celta, cada uma com características e comportamentos únicos, que podem ser benignos ou malévolos.

Tipos de Fadas no Folclore Celta

FADA, Arthur Rackham -1908

Tuatha Dé Danann: Considerados deuses e heróis ancestrais, os Tuatha Dé Danann são frequentemente vistos como uma raça de seres feéricos que governam a natureza, pois possuem grande sabedoria e poder. Eles são geralmente retratados como benevolentes.

Síde (ou Sidhe): Estas são as fadas que habitam os montes feéricos (sídhe). Elas são seres nobres e poderosos, portanto, são capazes de influenciar o mundo dos humanos de várias maneiras. Banshees, que avisam sobre a morte iminente de um membro da família, portanto, fazem parte desse grupo.

Leprechauns: Esses pequenos seres são conhecidos por sua habilidade… em consertar sapatos! e por guardar potes de ouro no fim do arco-íris. Embora não sejam maliciosos, são travessos e enganosos.

Brownies: Pequenas fadas domésticas que ajudam nas tarefas de casa em troca de pequenos presentes ou alimentos. Os brownies são benévolos, mas podem se tornar vingativos se ofendidos.

Pookas: Criaturas metamórficas que assumem várias formas, por isso muitas vezes surgem como animais. Seu comportamento é imprevisível; podem ser tanto amigáveis quanto perigosos, depende de seu humor!

Selkies: Seres que podem alternar entre a forma de foca e humana. Eles são mais comuns nas lendas das regiões costeiras e têm histórias de amor e tragédia associadas a eles.

Fadas Boas e Más

"Fada", por Sophie Anderson (1823-1903)
“Fada”, por Sophie Anderson (1823-1903)

No folclore celta, as fadas não são rigidamente categorizadas como boas ou más; mas seu comportamento depende das circunstâncias e de como são tratadas pelos humanos. No entanto, algumas fadas são, de fato, boas. Outras, más.

Fadas Boas:

Brownies: Eles ajudam no serviço doméstico e na proteção. Devem, porém, ser tratados com respeito, ou… se tornarão um tormento para os moradores da casa.

Tuatha Dé Danann: Entes poderosos e às vezes distantes, são como protetores da terra e da sabedoria.

Fadas Más:

Banshees: Assustadoras, associadas à morte, mas não necessariamente maliciosas.

Pookas: Imprevisíveis e podem causar danos ou sustos aos humanos.

Redcaps: Considerados uma das fadas mais sinistras, vivem em ruínas de castelos e são conhecidos por molhar seus chapéus em sangue humano.

Esses seres feéricos são parte integral do rico folclore celta, e suas histórias e lendas continuam a fascinar e inspirar até hoje, inclusive a cultura pop usa muito o folclore e os mitos: Vejam alguns dos filmes mais famosos do cinema! “O Senhor dos Anéis“, “O Hobbit“, a série Harry Potter: exemplos da inspiração que os mitos celtas trouxeram à cultura moderna.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.