Que o Brasil tem lugares misteriosos e estranhos, em todos os Estados, sabemos muito bem. Desde as antigas lendas contadas por nossas avós, sobre “visagens” e assombrações da floresta, até lendas urbanas surgidas nas capitais, há também roteiros de viagens assombrosas e, literalmente, assombradas. Vamos conhecer rapidamente alguns desses locais?
Conhecendo os principais
Amapá
Pedra do Guindaste (Amapá): É um bloco de concreto chamado “Pedra do Guindaste”, que tem sobre ela a imagem de São José, padroeiro de Macapá. Dizem que neste local existe um fantasma de uma mulher que morreu afogada.
Amazonas
Teatro Amazonas (AM): um teatro em Manaus que dizem ser assombrado por fantasmas de artistas e espectadores.
Bahia
Castelo Garcia D’Ávila (BA): Ruínas associadas a fenômenos inexplicáveis e presenças estranhas.
Mercado Modelo (BA): um mercado em Salvador que foi construído sobre um antigo cemitério de escravos.
Solar das Sete Mortes (BA): uma casa em Salvador onde uma família foi envenenada por uma empregada. Outros homicídios foram cometidos no casarão histórico, embora as investigações, até hoje, não tenham esclarecido exatamente quantas mortes ocorreram, quantos homicídios e/ou quantas mortes de causa natural. O que parece ser consenso, é que muitos turistas que visitaram a casa e os moradores próximos já viram, em certos momentos, vultos, sombras e sons estranhos na misteriosa casa.
Goiás
Fazenda Anhumas (GO): Lendas de fenômenos paranormais e espíritos em uma fazenda.
Minas Gerais
Ponte Torta (MG): Uma ponte com lendas de aparições de uma mulher vestida de noiva.
Pará
Fordlândia: uma cidade-fantasma abandonada pela Ford na Amazônia.
Paraíba
Teatro Santa Roza (PB): O Teatro Santa Roza em João Pessoa é o mais importante da Paraíba e foi inaugurado ainda no ano de 1889. Antes da sua construção, o lugar era marginalizado e por isso existem alguns boatos de que pessoas foram assassinadas e enterradas na praça. Existem, também, alguns relatos de fantasmas no local, onde portas e janelas se abrem, vultos aparecem assustando pessoas que passam pelo local.
Paraná
Casa Romário Martins (Curitiba-PR): A Casa Romário Martins foi construída no século XVIII e sua arquitetura é no estilo colonial português. Como a maioria desses antigos casarões que se tornaram museus, a Casa Romário Martins também tem suas lendas e alguns relatos de visões, sombras, ruídos estranhos, etc.
Rio de Janeiro
Castelinho do Flamengo (RJ): um castelo no Rio de Janeiro onde ocorreu um suposto crime passional envolvendo uma família rica.
Rio Grande do Norte
Memorial da Resistência, Mossoró (RN): É um museu construído na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte, que tem exposições sobre o Cangaço e a resistência da cidade de Mossoró ao ataque de Virgulino Ferreira da Silva, o cangaceiro Lampião. Dizem as lendas urbanas que, pelas madrugadas, fantasmas do bando de Lampião podem ser vistos nas imediações do museu, lamentando-se pela derrota sofrida, em 1927.
Rio Grande do Sul
Casarão de Potreiro Grande (RS): Um enorme casarão, com mais de vinte cômodos e aspecto imponente, assustador e sombrio, é tido como um lugar de assombrações, fantasmas e visagens de todos os tipos.
Santa Catarina
Palácio Cruz e Souza (SC): Um museu famoso em Florianópolis, por ser assombrado e por avistamentos de espíritos e “visagens”.
São Paulo
Casa da Dona Yayá (SP): A Casa da Dona Yayá, edificado século XIX, se tornou conhecida por atividades estranhas e bizarras, como objetos que se movem sozinhos e a aparição do fantasma da antiga dona.
Castelinho da Rua Apa (SP): Um casarão com histórias de habitantes do além.
Edifício Joelma (SP): um prédio em São Paulo, cujo incêndio em 1974 matou 191 pessoas e se tornou um dos lugares considerados “mais assombrados do Brasil”.