Pesquisar
Close this search box.

10 Curiosidades Fascinantes Sobre o Antigo Egito

O Antigo Egito com sua riquíssima história de reis e rainhas famosos, sua cultura exótica, seus mitos e deuses, as múmias, as pirâmides, os palácios, as tumbas cheias de tesouros — é um assunto que sempre fascinou o mundo atual.

Listamos aqui 10 curiosidades que são como “conhecimento em gotas”, para te ajudar a conhecer mais do país das pirâmides:

1 – Moda e Vestuário:

No Antigo Egito o vestuário era uma expressão de status social e estilo de vida. Homens e mulheres usavam túnicas leves e fluídas, quase transparentes, geralmente feitas de linho. As cores vibrantes eram populares, a fim de indicar a posição social. Por exemplo, os faraós usavam uma coroa cerimonial chamada “nemes” que tinha listras azuis e douradas.

2 – Vida Feminina:

Antigo Egito

No Antigo Egito as mulheres desfrutavam de certos direitos em comparação com outras culturas antigas. Portanto, elas podiam possuir propriedades, administrar negócios e buscar educação. Cleópatra, a última rainha do Egito, é um dos exemplos mais notáveis dessa época, bem como a rainha-faraó Hatshepsut.

3 – Alimentação:

Antigo Egito

No Antigo Egito a dieta era com base em cereais, especialmente pão e cerveja de cevada, sendo os egípcios considerados como os ‘inventores’ da cerveja. Consumiam também carne de aves, cabras e peixes do Rio Nilo. Então comiam muitos legumes, também consumiam gordura de ganso, manteiga e azeite. Grãos como feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilhas e também usavam Mel e frutas como adoçantes. Havia a duqqa, espécie de molho feito com nozes e temperos, para comer com o pão. Além disso, valorizavam especiarias como cominho e coentro em suas refeições.

4 – Construção das Pirâmides:

Antigo Egito

A construção das pirâmides exigia uma imensa força de trabalho escravos. Os camponeses também recrutados sazonalmente durante as enchentes do Nilo. Eles trabalhavam em equipe e recebiam pagamento em alimentos e cerveja.

5 – Escravos:

O Antigo Egito não tinha escravidão como conhecemos em períodos posteriores. Os escravos eram principalmente prisioneiros de guerra, criminosos ou pessoas endividadas. Sua condição social variava, alguns podiam ganhar sua liberdade, e outros podiam se tornar cidadãos de pleno direito.

6 – Faraós:

Antigo Egito

Os faraós eram os líderes do Antigo Egito, considerados intermediários entre os deuses e os humanos. Eles tinham uma importância divina tratados com grande reverência. A saber, os nomes e títulos dos faraós, muitas vezes, eram inscritos em monumentos para eternizar sua memória.

7 – Múmias:

A prática da mumificação era uma parte essencial da crença egípcia na vida após a morte. Os corpos eram preparados meticulosamente a fim de garantir a preservação. Órgãos eram removidos, e o corpo era secado e envolto em faixas.

8 – Sistema de Escrita:

Os egípcios tinham um complexo sistema de escrita chamado hieróglifos. Era uma combinação de logogramas e caracteres fonéticos. Em suma os hieróglifos eram usados em monumentos, papiros e tumbas.

9 – Rio Nilo:

Pintura acima: Paul Dominique Philippoteaux, “Pessoas em um barco no Nilo”.

O Rio Nilo era o centro da vida egípcia, proporcionando água, alimento e transporte. As cheias anuais eram celebradas, pois traziam nutrientes ricos para o solo, permitindo colheitas abundantes.

10 – Religião e Culto aos Deuses:

Ilutração do deus Ptah, por Leon Jean Joseph Dubois (1780-1846).

A religião era fundamental na vida egípcia. Eles adoravam uma ampla gama de deuses e deusas que representavam diferentes aspectos da vida e da natureza. A maioria dos deuses egípcios eram figuras zoomórficas. A morte e o além-túmulo eram temas centrais, muitos rituais realizados para garantiam uma passagem segura para o pós-vida.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.