Filmes e Séries

“O Sexto Sentido”, filme de 1999

O Sexto Sentido”: Um filme memorável do terror psicológico

O filme “O Sexto Sentido”, dirigido por M. Night Shyamalan, foi lançado em 1999 nos Estados Unidos. O elenco conta com Bruce Willis, Haley Joel Osment e Toni Collette. A produção é dos Estados Unidos.

O enredo do filme gira em torno do psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis), que começa a tratar de um menino chamado Cole Sear (Haley Joel Osment). Cole tem dificuldades em se relacionar com as outras crianças e começa a contar ao psicólogo que vê pessoas mortas. A partir daí, o filme se desenvolve em uma trama de terror psicológico que prende a atenção do espectador até o final.

Shyamalan, o diretor do filme

M. Night Shyamalan, o diretor do filme, é conhecido por incluir reviravoltas inesperadas em seus roteiros. Em “O Sexto Sentido”, ele trabalhou com um tema clássico do cinema de terror: fantasmas interagindo com seres vivos. Portanto, O filme se destaca por sua abordagem sutil e psicológica, sem recorrer a sustos fáceis ou exageros.

Então o filme foi um grande sucesso de crítica e bilheteria, sendo indicado a seis Oscars em 2000, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator Coadjuvante (para Haley Joel Osment), Melhor Atriz Coadjuvante (Toni Collette), Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem. Sendo a performance de Haley Joel Osment amplamente elogiada, especialmente considerando sua jovem idade na época.

Muitas curiosidades cercam o filme e seu diretor. Por exemplo, Shyamalan tem a tradição de fazer uma breve aparição em todos os seus filmes. Em “O Sexto Sentido”, ele aparece como um dos pacientes do psicólogo de Crowe.

Embora Shyamalan tenha feito vários outros filmes depois de “O Sexto Sentido”, nenhum deles alcançou o mesmo sucesso e reconhecimento. Alguns críticos argumentam que o diretor caiu em uma fórmula previsível, enquanto outros ainda mantêm a esperança de que ele possa produzir outro grande filme.

“O Sexto Sentido”, fantasmas interagindo

Portanto, O Sexto Sentido aborda a temática de fantasmas interagindo com seres vivos, onde isso tem sido uma constante na história da humanidade, desde a antiguidade até os dias atuais. O medo do desconhecido e do sobrenatural continua a cativar as pessoas, e “O Sexto Sentido” é um exemplo de como um filme pode explorar essa temática de maneira original e cativante. A história do menino que vê pessoas mortas ainda é lembrada como uma das mais icônicas do cinema de terror.

Você também pode gostar:

Jossi Ctba

Empreendedora, escritora independente, dona de casa. Adora gatos, Literatura e Artes Plásticas. Escreveu diversos livros de poemas, contos e romances, organizou coletâneas literária temáticas e traduziu vários trabalhos, que estão publicados tanto na Amazon, como em livrarias físicas.

Compartilhar
Publicado por:
Jossi Ctba

Posts Recentes

Aventura Mágica: Resenha de “Cainã no Reino dos Encantados”

Um livro infanto-juvenil para todas as idades Acabei de ler Cainã no Reino dos Encantados,…

2 semanas atrás

Como os Povos Antigos Encaravam os Animais de Estimação

Povos da Mesopotâmia Auroque, animal simbólico da Babilônia Os povos antigos viam os animais de…

2 semanas atrás

O Futuro Chegou: Robótica e IA em Ambientes Domésticos

O futuro chegou? A robótica doméstica está vivendo uma revolução impressionante, impulsionada por avanços na…

2 semanas atrás

Como a Música Pode Melhorar Sua Saúde Física e Mental

A Música e o Bem-Estar A música é uma das formas de expressão mais poderosas…

2 meses atrás

Resenha: “Débora: Juíza e Profetisa” – Uma Jornada de Fé e Coragem

Sobre a obra O conto "Débora: Juíza e Profetisa", de Jossi Borges, traz à vida uma…

2 meses atrás

Conto: “A Coisa na Soleira da Porta” de H. P. Lovecraft

Introdução Publicado originalmente em 1937, "A Coisa na Soleira da Porta" (“The Thing on the…

5 meses atrás