De Tudo um Pouco

Banho no meu gato: É mesmo importante?

Às vezes notamos que nossos bichanos estão se coçando muito, devido a pulgas (sim, esses parasitas são de difícil controle)… ou então, se sujaram pisando em locais impróprios, como pode acontecer com quem mora em casas com quintais grandes. E pensamos de imediato: Tá na hora de dar um banho nele! Mas será que isso, nos gatos, é realmente necessário?

Dar banho em gatos é um assunto controverso entre os donos de felinos. Alguns acreditam que os gatos são animais limpos e não precisam de banho, enquanto outros acham que é necessário para manter a higiene do animal. A verdade é que, em geral, os gatos são capazes de se manter limpos sozinhos, mas há situações em que o banho pode ser necessário.

COMO FAZER ISSO, AFINAL?

A idade ideal para começar a dar banho em um gato é quando ele ainda é filhote. Isso ajuda a acostumá-lo com a água e evita que ele desenvolva medo ou aversão ao banho. Para acalmá-lo durante o banho, é importante falar com ele em um tom suave e tranquilizador e oferecer petiscos como recompensa.

O local ideal para dar banho em um gato é em um ambiente tranquilo e seguro, como um banheiro. É importante usar água morna e produtos específicos para gatos, como xampus e condicionadores próprios para animais. Sabonetes comuns podem ressecar a pele do animal e causar irritações.

Para enxugar o bichano, é recomendado usar uma toalha macia e absorvente ou um secador de cabelos na temperatura mais baixa. É importante secar bem o animal para evitar que ele fique molhado e pegue friagem.

Dar banho em gatos pode ajudar a diminuir as pulgas dos bichanos, mas não é uma solução definitiva para o problema. O ideal é manter o ambiente limpo e higienizado e utilizar produtos específicos para combater as pulgas.

Pois é! Dar banho em gatos não é uma tarefa fácil, mas pode ser necessário em algumas situações… É importante acostumar o animal desde filhote, usar produtos específicos para gatos e secá-lo bem após o banho… E se for no inverno, é melhor redobrar os cuidados.

Se você tem dúvidas sobre como dar banho no seu gatinho, converse com quem entende, um veterinário ou alguém que tenha muita habilidade, alguém ligado à área de criação de pets. Uma coisa é certa: Se acostumados desde pequeninos, os gatos vão amar um bom banho morno!

Jossi Ctba

Empreendedora, escritora independente, dona de casa. Adora gatos, Literatura e Artes Plásticas. Escreveu diversos livros de poemas, contos e romances, organizou coletâneas literária temáticas e traduziu vários trabalhos, que estão publicados tanto na Amazon, como em livrarias físicas.

Compartilhar
Publicado por:
Jossi Ctba

Posts Recentes

Alan Dean Foster: Alien, o oitavo passageiro

Alan Dean Foster e a Trama de Alien, o Oitavo Passageiro Título: Alien, o Oitavo…

2 meses atrás

13 Lugares Assombrados: Brasil

Que o Brasil tem lugares misteriosos e estranhos, em todos os Estados, sabemos muito bem.…

3 meses atrás

Fadas no Folclore Celta

Fadas ou Seres Feéricos Vamos falar de mitos e folclore? Quem nunca ficou encantado ao…

4 meses atrás

Anjos e Visões Místicas: Uma Jornada Através das Culturas e do Tempo

Origens e Anjos em Outras Culturas A palavra "anjo" tem origem no grego "angelos," que…

4 meses atrás

“O Morro dos Ventos Uivantes” (1992): Um Clássico Gótico Renovado

Ficha Técnica e Elenco Principal "O Morro dos Ventos Uivantes" é uma adaptação cinematográfica de…

4 meses atrás

Panquecas – Receita tradicional

Panquecas são uma opção simples e rápida para o lanche da tarde ou o café…

5 meses atrás