Livros

Afonso Arinos: Assombramento (conto)

Afonso Arinos (1905-1990) foi um escritor, político, historiador, professor e crítico brasileiro. Ele nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 27 de novembro de 1905. Arinos formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro e é um dos autores do ‘Manifesto dos Mineiros‘, de 1943, que contribuiu para a queda da ditadura Vargas. Ele foi membro da Academia Brasileira de Letras e autor de diversos contos e obras literárias.

Os tropeiros

Os tropeiros eram condutores de mulas que também atuavam como comerciantes no Brasil colonial, principalmente nos séculos XVII e XVIII. Eles desempenharam um papel importante na economia da época, transportando animais (mulas e cavalos) entre as regiões sul e sudeste do país. Além disso, eles comercializavam alimentos, como o charque (carne seca), que era produzido no sul e vendido nas regiões das minas. Os tropeiros também foram fundamentais na abertura de estradas e na fundação de vilas e cidades, pois muitos entrepostos e feiras comerciais criados por eles deram origem a pequenas vilas que se desenvolveram ao longo do tempo.

O conto “Assombramento”

O conto Assombramento, escrito por Afonso Arinos faz parte da coletânea “Pelo Sertão” (1898), que é uma coleção de contos regionalistas.

A história se passa no sertão, tendo como personagens um grupo de tropeiros e combina elementos de literatura regionalista com o fantástico. O enredo gira em torno de Manuel Alves, líder dos tropeiros, que decide passar a noite em uma velha fazenda abandonada. A atmosfera da construção desperta mistério e fascinação, especialmente para Manuel, que, muito corajosamente, resolveu que poderia entrar no tal casarão da fazenda.

O conto apresenta um estilo bastante rebuscado e regionalista, mas cativante. A narrativa é detalhada, minuciosa. As descrições da velha e abandonada construção, cheia de aranhas, morcegos e centopeias — além dos indefectíveis fantasmas, é de tirar o fôlego. Vale a pena conhecer essa pequena pérola da literatura de horror sobrenatural brasileira.

O conto está em domínio público e você pode ler, acessando o site da Secretaria da Educação do Paraná.

Você também pode gostar:

Jossi Ctba

Empreendedora, escritora independente, dona de casa. Adora gatos, Literatura e Artes Plásticas. Escreveu diversos livros de poemas, contos e romances, organizou coletâneas literária temáticas e traduziu vários trabalhos, que estão publicados tanto na Amazon, como em livrarias físicas.

Compartilhar
Publicado por:
Jossi Ctba

Posts Recentes

Conto: “A Coisa na Soleira da Porta” de H. P. Lovecraft

Introdução Publicado originalmente em 1937, "A Coisa na Soleira da Porta" (“The Thing on the…

3 semanas atrás

As 9 Teorias de Conspiração mais Famosas e Bizarras

O mundo anda estranho. Com o advento da Internet e das redes sociais, aquilo que…

3 semanas atrás

Salada Salpicão de Frango – Delícia para qualquer ocasião!

Ingredientes: 500 g de peito de frango cozido e desfiado1 cenoura média ralada1 maçã verde…

4 semanas atrás

Aves de Mau-Agouro: Mito ou Realidade?

Na História Antiga Pássaros de mau agouro sempre habitaram o imaginário humano, simbolizando desde presságios…

1 mês atrás

Alan Dean Foster: Alien, o oitavo passageiro

Alan Dean Foster e a Trama de Alien, o Oitavo Passageiro Título: Alien, o Oitavo…

4 meses atrás

13 Lugares Assombrados: Brasil

Que o Brasil tem lugares misteriosos e estranhos, em todos os Estados, sabemos muito bem.…

4 meses atrás